Leite e suas variações

O leite é um alimento que não pode faltar na sua alimentação. É uma bebida rica em proteínas, gordura, cálcio, ferro, vitaminas e outros.  O mais consumido é o leite de vaca, que encontramos na versão integral, desnatado e semidesnatado.

 

Existem pessoas que tem alergia à proteína do leite ou com intolerância à lactose, por isso fazem uso do leite de soja. É uma ótima opção para quem pratica exercícios físicos também, os benefícios são inúmeros, tais como: rica em proteínas, ômegas 3 e 6, fibras, vitaminas e minerais, melhora os níveis de colesterol no sangue e muito mais.  

 

O “leite de soja” se enquadra no quesito bebidas vegetais, junto com “leite de arroz”, aveia e amêndoas. Entenda mais sobre elas:

bebida-arroz

 

  • Bebida de arroz: rica em carboidrato e livre de lactose, colesterol e de uma proteína chamada caseína, dificilmente causa alergia, tem fácil digestão e não provoca desconfortos gástricos. Pode ser puro, misturado com café ou batido no liquidificador com nozes, amêndoa ou castanhas, se quiser ingerir mais proteína, ou com cacau a 70% ou frutas vermelhas, para obter antioxidantes.

 

  • bebida-aveiaBebida de Aveia: Ideal para quem tem intestino preguiçoso ou quer emagrecer, pois é campeão em fibras. Pode ser tomado com café e é um ótimo substituto do leite de vaca nas preparações de bolo e torta porque confere maciez à massa.

 

 

bebida-amêndoas

  • Bebida de Amêndoas: Queridinha das malhadoras contém magnésio e cálcio, importantes para a saúde dos ossos e para o processo de contração muscular; vitaminas do complexo B, que participam da produção de energia e melhoram a disposição para o exercício; e gorduras monoinsaturadas. Vai bem com café e cereal.

 

 

A procura por esses alimentos tem aumentado, por isso está cada vez mais fácil encontrá-las no mercado. Vale lembrar que por ser um produto diferenciado, o preço é um pouco mais salgado do que o convencional leite de vaca. Mas considerem também os benefícios à saúde, pode compensar a diferença no valor!

Vocês perceberam que usei aspas em “leite de soja”, “leite de arroz” ? De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essa denominação de leite só pode ser usada para alimento extraído de animais. Bebidas ou extratos vegetais não podem ser chamados de leite. 

Foi útil pra você? Espero que sim.

Queridos amigos, beijo grande. 

Fontes e fotos: boaforma.abril / mdemulher.abril /flickr

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pesquisar no Blog

Instagram

Novidades

Cadastre-se para receber novidades em seu e-mail!