Cerquilha e Asterisco – Conhece?

Oi! Uma passada aqui no blog para dividir com vocês uma informação que não é novidade alguma, mas achei interessante e acredito que vale compartilhar.

Muitos falam “asterístico” para se referir ao asterisco, esse símbolo aqui: *. E o “jogo da velha” na verdade se chama cerquilha – #. São símbolos presentes em todos os teclados de telefone. E você sabe por quê? Li no Facebookpor este link – e quero dividir com você:

A cerquilha ou hash (em inglês) foi criado na década de 1960 com o nome de octothorpe, com o objetivo de ser caminho para acesso a serviços de dados.

NÃO CONFUNDA

Não confunda a cerquilha com o símbolo de sustenido. São bem parecidos, mas o símbolo musical é inclinado.

cerquinha
Já a palavra asterisco vem do latim asteriscum, que significa “estrelinha”. O asterisco é bastante utilizado na língua portuguesa para indicar citações e comentários. No mundo da informática a “estrela” serve como curinga e pode substituir qualquer caractere.

SUAS FUNÇÕES

Telefone Foto Reprodução Internet 1A principal função dos botões cerquilha (#) e asterisco (*) nos teclados é a de acionar recursos adicionais, geralmente oferecidos pelas companhias telefônicas. Por meio destes símbolos podemos acessar vários serviços, tanto de telefonia fixa quanto a móvel = como caixa postal, informações sobre a linha que está em uso etc. Em aparelhos móveis a cerquilha (#) pode ser usada para bloquear o teclado, enquanto o asterisco (*) pode ativar o modo silencioso.

Estes e vários recursos surgiram na década de 1960, com a criação do sistema DTMF (sigla em inglês para Tom Duplo de Multifrequência). Com o DTMF, os pulsos elétricos de discagem puderam ser substituídos por sinais sonoros, e, assim, passaram a ser entendidos pelos computadores das centrais telefônicas.

Bacana não é? Símbolos que fazem parte do nosso dia a dia e eu não fazia a menor ideia das inúmeras utilidades que eles têm. Espero que tenha gostado.

Um beijo na alma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pesquisar no Blog

Instagram

Novidades

Cadastre-se para receber novidades em seu e-mail!