Estresse x Boas festas

Mesmo em viagem faço questão de passar por aqui e deixar dicas. Friso que não sou especialista em comportamento, tão pouco sou a “calma” em pessoa. Mas a gente tenta, não é?! Na correria ou curtindo aqueles dias em férias, acredite: em época de festas de fim de ano pode ser a época mais estressante. Isso é sério! Imagine um hipertenso tendo um treco, literalmente falando. Crise econômica, supermercado lotado, cobrança no trabalho antes das férias coletivas são algumas das causas do estresse no mês de dezembro. Neste período de “Boas Festas” os níveis de tensão são bem mais altos do que no resto do ano, por conta também das pressões sociais e financeiras.

Foi divulgado pela Agência Estado – segue link do Correio de Uberlândia – dados da OMS – Organização Mundial de Saúde – em se aponta que estresse atinge cerca de 90% da população mundial. Outra pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) destaca que quase metade dos pacientes internados em UTI por doenças de fígado, coração e estômago, pós-festas considera o Natal gerador dos problemas. Boa parte dos entrevistados tiveram sintomas físicos e comportamentais, como dores no corpo e de cabeça, insônia, gastrite, aumento da pressão arterial, além da ansiedade, depressão e solidão.

pilha, nervo, estresse

NÃO FIQUE PILHADO(A)

Um dos piores fatores do estresse é sair descontando nos outros, por meio de palavras ríspidas, falta de educação, impaciência, direção brusca etc. Para evitar a tensão extra neste período, especialistas sugerem até a prática de exercícios físicos e de relaxamento para administrar a ansiedade, bem como planejamento. Ahhh, planejar em até mesmo em situações de última hora faz bem. Não se desespere à toa. Distribua tarefas para outros membros da família para evitar a sobrecarga; crie uma lista de tarefas… Tente se organizar da melhor forma, mas respire e sorria! Afinal, estamos falando de sua saúde e bem-estar.

Cuide-se! E tente ficar tranquilo(a). Um “faniquito” não cai bem para ninguém e em momento algum. Ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pesquisar no Blog

Instagram

Novidades

Cadastre-se para receber novidades em seu e-mail!